segunda-feira, 21 de junho de 2010

OLHAR SOCIAL DE DILMA ROUSSEFF


Publicado em 13/05/2010

Pré-candidata do PT destacou que a nova visão de governar o país é o principal legado de Lula A pré-candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) participou ontem do Painel RBS, na sede do Grupo RBS, em Porto Alegre. O debate tratou de temas diversificados, como infraestrutura, educação, pobreza e relações internacionais.
Ao falar sobre educação, Dilma destacou que considera o piso nacional dos professores insuficiente. Ela afirmou ainda que é preciso garantir meta aos professores e promover avaliações.
– A questão decisiva é que tem de voltar a ter avaliação de alunos, de professores e a introdução de tecnologias modernas, como banda larga, além de melhores práticas de ensino.
A ex-ministra defendeu que a formação universitária seja requisito para os educadores.
– A universidade tem de formar bons professores, ser um centro de pesquisa pública e gratuita. Temos de formar engenheiros, matemáticos, químicos, físicos e biólogos.
Ao ser questionada sobre se Lula deixaria o carisma como legado a ela, Dilma respondeu:
– Aprendi muito com o presidente porque é um bom gestor. Também aprendi com ele a ter um olhar social sobre o Brasil. O carisma de Lula está no fato de a história dele ser excepcional para os padrões brasileiros.
A ex-ministra salientou que, para ela, dar continuidade significa avançar, e afirmou que existe diferença porque o horizonte de oportunidades dela é muito maior do que o de Lula.
Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que é possível reduzir a pobreza no Brasil até 2016, se mantida a política atual, lembrou Dilma. Para isso, a pré-candidata destacou que é preciso colocar metas plurianuais.
– Podemos manter e sabemos até onde podemos expandir – disse.
Ela também foi questionada sobre possíveis mudanças em quatro anos.
– Não se faz em uma gestão, mas se consegue criar os mecanismos de controle para se fazer em duas ou duas e meia.
Dilma preferiu não falar sobre se é simpática ou não ao presidente venezuelano Hugo Chávez.
– É inadequado me manifestar sobre isso. Não posso falar, fica complicado – respondeu.
Crédito:
Promovido pelos veículos do Grupo RBS, a ideia do Painel é ouvir personalidades e autoridades sobre assuntos de interesse público nas mais diversas áreas. Porto Alegre , PAINEL RBS,13 de maio de 2010 | N° 8804, Postado por Kelly Girão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...