quinta-feira, 8 de julho de 2010

Umbuzeiro, Fazenda Sacaibá


Posted by Picasa
O milharal não vingou e o velho umbuzeiro, da Fazenda Sacaibá, resiste nas terras do sem fim. O que seria viver num lugar destes, longe de tudo, no mato, nos anos 50, a luz de candeeiro, fifós e etc...? 

O céu é bonito, 
o dia é quente, 
a noite é fria...

Perto da sede da Fazenda Sacaibá tem um vilarejo, hoje distrito de Campo Formoso, conhecido como SOCOTÓ. 
Logo na entrada, em local inadequado, existe um cemitério. Imagine só viver em um local, onde imperava o atraso? imagine conviver e viver  junto a um cemitério? É algo romântico, não ?! Devia ser uma inspiração total para os contos noturnos de casos de almas penadas, casas de assombração e conversas outras sobre a existência de um lobisomem no pedaço de fim de mundo. 

E a falta de jornais, ausência de TV, de escola, tudo isso nos anos 50?! E nos anos sessenta, como seria? No final  dos anos 70, inicio dos anos 80, do século próximo passado, houve uma grande movimentação de garimpeiros, nas terras de Socoto, na fazenda Sacaibá, onde se descobriu uma mina de esmeraldas. Mas o lugarejo só apresentou mudanças no aspecto de um correio de casas e, o progresso está chegando aos poucos. O resto é "Morte e vida SEVERINA"?!!

Só queria saber como seria a infância, de qualquer morador, deste lugar, nos anos 50 e 60. Será que alguém se atreve escrever algo sobre o assunto?

E as condições sanitárias, como deveriam ser? Preciso saber, pois tem casos de gente com esquitossomose na região. Haveria água encanada, nos anos 50 e 60, em SOCOTÓ E SACAIBÁ? 

Sem geladeira...fogão a lenha e o breu da noite, alumiada com fifós de querosene. Como eram as brincadeiras, como era a vida... tudo se resumia a um balanço feito em uma árvore? 

Sinceramente, fiquei ultra curioso pra saber como era a vida em um lugar igual e este e doido pra ouvir alguém me contar, através da escrita, comentando neste blogue, sobre suas lembranças e recordações do passado; que me contem uma parte curta da vida, que me digam como foi ser criança, como foi ter infância, numa casa de fazenda, como SACAIBÁ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...